Começa hoje em várias capitais a 2ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul(http://www.cinedireitoshumanos.org.br/). O circuito inclui várias capitais. Inclusive a como Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e, inclusive a mineira. É importante ressaltar: A ENTRADA É FRANCA. Então vale a penaentrar no site e conhecer os filmes e os locais onde serão exibidos
Em Primeira Página( curta-metragem de Pablo Mogrovejo - http://www.cinedireitoshumanos.org.br/filme/em-primeira-pagina) trata da criminalização da Homossexualidade no Equador.
A Sinopse de Primeira Página:
Até novembro de 1997, a homossexualidade no Equador era considerada como um delito punido com a detenção, com penas de quatro a oito anos de prisão. Após uma década de importantes progressos em termos legais e constitucionais, a homossexualidade continua sendo objeto de forte discriminação e sanção social.
Só para lembrar, no Brasil a homossexualidade nunca foi considerada crime pelo código penal, contudo crimes homofóbicos são raramente reconhecidos com tal. Portanto, não é de se estranhar que um país tão próximo ao Brasil, como o Equador, já tenha feito parte do mapa homofóbico que atualmente inclui 70 países ( http://www.ilga.org/index.asp?LanguageID=5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário