quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Novos tempos, novos rumos, novas formas

As confusas ações governamentais que o mundo sinaliza diante de mais uma crise financeira programada por especuladores apontam para uma "Nova ordem financeira mundial".

A palavra ordem mundial é preocupante. Em nome da ordem já se criou nesse país um processo ditatorial. Em nome da ordem capitalista a America Latina sofreu com ditaduras. E tod@s sabem os resultados de processos de controle. Para a manuntenção da ordem violências descabidas e injustificáveis são produzidas e sustentadas.

A recessão que é o horizonte mais próximo pode ser encarada de forma saudável por nós, mortais, que dependemos de equilíbrio político, econômico, social e ambiental para podermos vislumbrar a felicidade. Ou podemos encará-la como uma histeria coletiva como Saramago aponta em Ensaio sobre a Cegueira.

Essa crise não é uma crise de falta material. É uma crise que revelou as ilusões dos alicerces do nosso sistema financeiro mundial explorador.

Que uma nova ordem mundial possa vislumbrar todos os aspectos para a felicidade das pessoas conforme suas necessidades primordias, a de seus países e que possamos respeitar mais do que nunca os princípios da solidariedade, da liberdade e da igualdade para enxergar a realidade e construir uma sociedade baseada na verdade (palavra perigosa nesses dias de crise?).
Ps: As preocupações com a realidade:
A combertura é rica, só melhor sinalização -http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=508IMQ001

Nenhum comentário:

Postar um comentário