sexta-feira, 11 de junho de 2010

Depoimentos - Ser Lésbica no trabalho

"O ato de sair ou não do armário no trabalho é uma decisão que só cabe a você. Por isto, apresentamos aqui algumas vivências de pessoas que saíram no armário no trabalho e qual foi o resultado obtido por cada um.

Segundo a psicóloga, Ana Maria Moratto, não se assumir no trabalho pode ser uma grande fonte de stress. Ter que inventar namorado para levar em festas da empresa e ouvir piadinhas são os principais complicadores. Ao assumir, em ambiente de trabalho não homofóbico, a tendência é reduzirem as piadinhas, ao menos na sua frente.

Carolina Silveira assumiu a sua homossexualidade no escritório de advocacia no qual trabalha. Segundo ela, veio primeiro o susto dos colegas de trabalho, que não enxergavam nela a lésbica padrão. "Para eles, ser lésbica era ser masculinizada", comenta Carolina. Passado alguns meses, Carolina tomou coragem e levou a namorada no jantar de final de ano na empresa. O único inconveniente encontrado foram as cantadas dos colegas homens a sua atual namorada.

Há casos não tão felizes de saída do armário. A secretária Tarsila sofreu forte preconceito quando foi descoberta a sua sexualidade. Um colega de trabalho a viu numa boite gay junto com a namorada. Com o comentário no escritório muitas das colegas se afastaram de Tarsila com medo de serem assediadas. O preconceito foi um pouco mais além, ela foi proibida de participar do time feminino de vôlei da empresa, porque teria que dividir o mesmo vestiário com outras mulheres.

"Fui promovida por ser lésbica", é o que diz Juliana Piazza. Ela é funcionária de uma média empresa de comunicação e saiu do armário nos primeiros meses do emprego. "Não agüentaria ficar mentindo e passo a maior parte do meu dia no trabalho, preciso ter qualidade de vida aqui". Juliana afirma que a personalidade forte associada às lésbicas e o fato de não ter e nem pretender ter filhos auxiliaram na decisão do seu chefe em promovê-la de contato comercial para supervisora de vendas."

http://www.fervo.com.br/les/view.php?ban=banner1&titulo=Trabalho&assunto=trabalho&materia=004

E qual é a sua opinião? escreve aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário