domingo, 20 de outubro de 2013

Filme Fire: o cinema dos anos 90 e homoafetividade feminina


Tem uma gama imensa de filmes lés ou com o tema da homoafetividade feminina produzida a partir dos anos 2000. Mas o que me parece novidade nesses últimos dias é a grande produção de fimes lés da década de noventa. E que estão sendo recuperados e colocados no youtube e no vimeo.

São filmes que priorizam a garantia da liberdade de amar e de se poder expressar isso.

Destaco When night is falling (canadense), Fire (indiano),  Better than Chocolate (estadounidense). Procurar pelos títulos em inglês torna mais fácil encontra-los.



Esses filmes são filmes que tem em comum a evidência da reciprocidade e do reconhecimento da diferença e,  a conquista de respeito pelo amor que se compartilha com  outra pessoa. Seja numa cidade grande indiana na qual elementos da cultura tradicional e da globalização ocidental convivem, seja numa pequena cidade canadense por onde o circo (estilo circe d soleil) está passado, seja numa cidade litoranea dos estados unidos onde a garantia da liberdade é um imperativo nacionalista e paradoxal.

Todos esses filmes tratam de uma temática que é o apaixonamento entre mulheres e como se lida com isso. Novos repertórios de relacionamento surgem no cinema e, se hoje, conseguimos amar livremente foi graças a esforços de mulheres do cinema que quiseram garantir a apresentação de tal tema nas telonas ou pelo menos em VHS em alguns países...

Veja mais filmes... tem bons filmes com tramas centradas na heterossexualidade que são bons e até abordam a diversidade, mas recomendo esses porque é justo e necessário a gente se lembrar de respeitar xs diferenças. Elas já estão aí...existindo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário